Comprar um carro zero quilômetro, o chamado 0km, é o sonho de muitos brasileiros. Mas será que ainda vale a pena adquirir um carro novo nos dias de hoje? Fique atento às nossas dicas e decida por si mesmo. Vamos lá?

Quem é que não prefere um carro zero ao invés de um carro usado ou seminovo? No entanto, o alto custo acaba sendo um fator determinante e que costuma pesar na hora da decisão. Ao mesmo tempo, um carro usado traz consigo alguns questionamentos e incertezas com relação ao estado do automóvel, não apenas físico, mas principalmente, no que se refere à mecânica. Enquanto um seminovo, por exemplo, já sofreu uma depreciação e ainda não possui os desgastes e desatualizações de um usado, por exemplo.

Dessa forma, é possível afirmar que um seminovo é a melhor opção em relação ao carro zero e usado? Nem sempre. Há alguns fatores que precisamos levar em conta antes de tomar essa decisão.

O que considerar antes de comprar um carro zero?

O primeiro fator a se colocar na balança é, de fato, quanto você está disposto a gastar com um carro. E mais do que isso: quanto você pode de fato gastar com um carro e o que esse valor representaria dentro do seu orçamento mensal. Essa é a principal questão. É ela quem te guiará na escolha da melhor opção. Não vale a pena se endividar por um carro, que perde valor assim que você sai da concessionária. Por isso, faça um levantamento das suas finanças, veja se é possível realizar o pagamento à vista ou de quanto seriam as parcelas em caso de financiamento. Não se esqueça de avaliar o valor final do carro zero para colocar na balança na hora de comparar os preços com seminovos ou usados, ok? Para te orientar nessa busca, você pode verificar qual o valor de um determinado automóvel de acordo com a Tabela Fipe.

O segundo passo é avaliar quais as suas necessidades com o carro. Tem filhos pequenos? Talvez um sedan seja a melhor opção. Mora sozinho? Um hatch seria algo a considerar. Seja como for, avalie de fato quais as suas necessidades. Precisa de tecnologia no carro? É um carro para lazer ou trabalho? Todos esses pontos devem ser considerados para tomar a melhor decisão entre comprar um carro zero ou não.

Outros pontos a considerar, é com relação há melhor época para aquisição de um carro, seja ele um carro zero, seminovo ou até usado.

Com relação ao carro zero, por exemplo, onde a única forma é comprar por meio de uma concessionária, podemos dizer que as melhores épocas estão entre os meses de setembro a fevereiro. Isso porque as concessionárias devem receber os novos modelos do ano seguinte e precisam de lugar para acomodá-los. Dessa forma, podemos dizer que as grandes promoções estão situadas dentro desse período. Se você pretende adquirir um carro zero, mas não tem aquela necessidade de ser o último modelo, com certeza esse é um período certo para fazer negócio. Até porque, as concessionárias acabam concedendo alguns benefícios, como IPVA zero, tanque cheio, acessórios grátis entre outros. Então, pesquise e compare bem os preços.

Veja Também:
3 Dicas para comprar e vender carros pela Tabela Fipe

Já se você não tem necessidade de pagar bem mais apenas para ter o carro do ano, pode optar pela compra de um seminovo ou usado.

Ao contrário do que muitos pensam, há uma diferença entre essas duas opções. Entende-se por carros seminovos, aqueles veículos de único dono, com quilometragem abaixo de 20km e que não tenha mais que três anos. Saiu disso, é um carro usado.

Se você preza por um veículo em bom estado, com boa manutenção, tecnologias mais recentes e que possa confiar, a aquisição de um carro seminovo pode ser uma boa opção para você. Isso porque ele já sofreu a depreciação, se encontra com um preço bom e ainda tem aquela carinha de novo. É uma ótima opção para família.

Mas se você precisa apenas de um carro para trabalho, mais básico, cujo foco é unicamente pagar menos, pode começar a pesquisar carros usados. Mas atente-se para o estado do carro e sua mecânica, para não fazer um mau negócio.

Seja qual for a sua decisão, carro zero, seminovo ou usado, uma coisa é certa: tente dar o máximo de valor de entrada, para evitar pagar muito juros depois. Aproveite os meses do fim do ano para utilizar seu décimo terceiro e férias e complementar o valor de entrada.

Boa sorte 😉