Com a função de padronizar o mercado de carros usados e seminovos no Brasil, a Tabela FIPE foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e é a principal referência no setor. Então, observe a baixo alguns casos para utilizar a Tabela Fipe
Os valores encontrados na Tabela Fipe são obtidos por meio de uma coleta dos preços dos carros, motos e caminhões novos, seminovos e usados do país. Com os preços em mãos, os pesquisadores excluem os valores muito altos e baixos e fazem uma média e este será o valor de determinado veículo.
Todo mês a Tabela Fipe é atualizada e durante a pesquisa o usuário pode colocar filtros para melhorar a busca como: motorização e ano-modelo do automóvel. Mas devido ao tamanho do país e as particularidades de cada estado, a Tabela Fipe acaba deixando dúvidas na hora de utilizar.
Veja 5 casos onde pode-se utilizar a Tabela Fipe:
Para comprar ou vender
Na Tabela Fipe é possível encontrar os valores de referência dos veículos em diferentes anos, podendo fazer comparação entre dois modelos e não perder dinheiro nas negociações. Vale lembrar que o valor comercial costuma ser mais alto que a Tabela Fipe, já que não são considerados os acessórios.
Calcular o valor de depreciação
Os veículos vão perdendo o valor a partir do momento que saem da concessionária, e com o passar dos anos a depreciação aumenta. Com a Tabela Fipe é possível calcular essa redução, é só colocar no campo da pesquisa o modelo e ano e calcular os valores, o ideal é fazer de 3 a 5 anos que é o tempo médio que se costuma ficar com o mesmo veículo.
Seguro do auto
Para fazer o cálculo do seguro as empresas usam a o valor do veículo encontrado na Tabela Fipe, juntando o valor da tabela com outros aspectos como grau de risco e características do condutor é fixado o valor do seguro. Algumas seguradoras negociam esse valor, chegando a uma cobertura de até 110% do preço encontrado na Tabela Fipe, em casos de perda total.
Base do cálculo do IPVA
O imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) tem valor diferente para cada estado do país, a taxa é cobrada no início do ano e o cálculo do valor é determinada porcentagem do preço do veículo encontrado na Tabela Fipe. No estado de São Paulo, por exemplo, a porcentagem cobrada é de 4%, então se um carro custa R$ 45.000,00 o valor a ser pago de IPVA é de R$ 1800,00.
O consumidor pode também já calcular quanto vai pagar de IPVA antes, é só pesquisar o valor do veículo e fazer o cálculo com base na porcentagem do seu estado.
Nas indenizações de sinistro
Quando o consumidor contrata um seguro, este cobre todos os gastos em casos de danos desde que o valor seja superior ao da franquia contratada. Como funciona o cálculo de indenização? Se o custo do conserto fica abaixo de 75% do valor do veículo na Tabela Fipe, o condutor deve enviar para a oficina mecânica e a seguradora cobrirá os gastos. Já se o valor ficar acima dos 75% a empresa considera como perda total e indeniza em 100% do valor encontrado na Tabela Fipe.
LEIA TAMBÉM: