A FIPE é a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, é uma organização sem fins lucrativos criada no ano de 1973, que presta apoio ao departamento econômico da Universidade de São Paulo.

A partir do ano de 2001, a FIPE começou a fornecer as tabelas com os preços dos veículos, com o cálculo do valor médio dos carros fabricados a partir do ano de 1985, os caminhões fabricados a partir de 1981 e motos fabricadas a partir do ano de 1990, e vendidos no mercado brasileiro.

CONSULTE A TABELA FIPE AQUI

Para se chegar nos valores que constam da tabela FIPE, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas pega os maiores valores de anúncios de venda e os menores valores de anúncio de venda de um determinado veículo, e fazem o cálculo da média, e é o valor da média dos anúncios de venda que consta na tabela FIPE.

A grande maioria das pessoas acredita que o valor da Tabela FIPE sempre influência nos valores de reajuste dos consórcios de carros, mas não é bem assim.

Continue sua leitura abaixo e saiba quando e como o reajuste da Tabela FIPE vai influenciar no valor do seu consórcio de carros.

Relação entre a tabela FIPE e o reajuste do consórcio de carros

Consórcio de carro é a reunião de pessoas por uma administradora, com o objetivo comum de adquirir um determinado carro.

Estas pessoas fazem o pagamento mensal a esta administradora, com o objetivo de adquirir uma carta de crédito para comprar o carro escolhido.

Como estes consórcios se estendem ao longo do tempo, o valor pago por estas pessoas é constantemente reajustado, pois, de um ano para o outro, o valor do carro que estas pessoas pretendem adquirir também é reajustado.

Os índices de reajuste que podem ser utilizados pelas administradoras de consórcios são o IPCA, o INCC e a Tabela FIPE.

Quando a Tabela FIPE é utilizada no reajuste do consórcio, o valor de reajuste será de acordo com o valor cobrado pela montadora do carro que as pessoas unidas por este consórcio pretendem adquirir.

De acordo com a Tabela FIPE, a cada ano que passa, a tendência é que o valor de um determinado carro vá ficando menor.

Então, para que o poder aquisitivo de quem ainda não foi contemplado pelo consórcio não diminua, o valor do consórcio é reajustado de acordo com o valor do carro zero quilômetros de cada ano.

Por exemplo, o consórcio foi constituído no ano de 2018 para que os consorciados adquiram um carro de modelo ‘X’. No ano de 2019, o valor do consórcio será reajustado para o valor do carro ‘X’ zero quilômetros do ano de 2019.

Desta forma, o poder aquisitivo dos consorciados não diminuirá e nem aumentará, mas se manterá de acordo com o valor do carro zero quilômetros que o consócio foi constituído para que os consorciados possam adquirir quando forem contemplados.

Quando os reajustes do valor do consórcio são realizados de acordo com a Tabela FIPE, eles não são realizados mensalmente, mas sim anualmente, na data do aniversário do consórcio.

VEJA TAMBÉM:

Tabela Fipe: Como saber se o preço de um veículo é justo