A Tabela Fipe motos se trata da principal relação do país, que traz os valores aproximados de veículos novos e usados que circulam pelo território nacional. Ela é atualizada mensalmente, pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas.

A Tabela Fipe motos é uma excelente ferramenta, por exemplo, para quem pretende comprar ou vender motocicletas novas ou usadas. A relação traz os preços aproximados da moto no mercado – possibilitando que você faça as melhores negociações.

Você nunca consultou a Tabela Fipe moto para ficar por dentro do preço de mercado de motocicletas novas ou usadas? Então, siga o passo a passo, a seguir. A consulta é bastante simples de ser feita

Consultando valores pela Tabela Fipe motos

  1. Entre no site fipe.org.br,
  1. Você observará diversas informações na página principal do site da Tabela Fipe motos. Acesse a 1ª opção da barra superior “Índices e Indicadores”,
  1. Acessando essa opção, desça um pouco a tela do seu computador e, dentre os vários links, selecione a opção “Preços Médios de Veículo – Tabela Fipe”. Esse link fica dentro de um quadrado azul,
  1. Ao acessar essa opção, você verá algumas informações e um vídeo informativo (não há necessidade de assistí-lo),
  1. Entre na opção “Consulta de motos”
  1. Você será levada a outra página, com diversos campos a serem preenchido. O primeiro deles é o “mês e ano de referência”. Você deve selecionar o mês e o ano sobre o qual quer obter o preço da moto nova ou usada,
  1. Em seguida, preencha o campo “marca do veículo”,
  1. Depois, vá para a opção seguinte, que é “modelo do veículo,
  1. Por fim, escolha o “ano modelo do veículo”,
  1. Vá, então, em “pesquisar”,
  1. A pesquisa trará todos os dados da motocicleta e o valor de mercado dela.

Exemplo de pesquisa Tabela Fipe moto

Vamos super que queremos pesquisar o valor de mercado atual para a motocicleta Amazona, modelo AME – 150 TC/ SC, ano de 2018, na Tabela Fipe motos.

Coloque todos esses dados nos campos relativos a eles, na página de busca e, por fim, vá no link pesquisar. A consulta trará os seguintes dados:

  • Mês de referência: julho de 2018
  • Código Fipe: 855002-6
  • Marca: Amazonas
  • Modelo: AME-150 TC/ SC
  • Ano Modelo: 2008
  • Autenticação: p07kb3h4bkq
  • Data da consulta: dia da semana; dia, mês e ano da consulta e horário
  • Preço médio: R$ 3.095,00

Ou seja, com esses dados em mãos, caso você queira vender ou comprar uma motocicleta dessa marca, modelo e ano, já sabe que os valores deverão ser negociados em torno de R$ 3.095,00 – que é o calculado pela Tabela Fipe motos.

Como a Tabela Fipe motos chega ao valor médio dos veículos?

Conforme já mencionado, a Tabela Fipe é formulada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas e atualizada mensalmente. Para chegar ao valor médio de mercado sobre os veículos novos ou usados, a pesquisa usa de algumas metodologias, como:

  • Levantamento de dados: a entidade realiza pesquisas mensais sobre os preços dos veículos em 24 estados brasileiros. Também consulta cerca mais 300 revendedoras de automotores, além de consumidores, revistas da área, financeiras, bancos, etc.
  • Descarte de valores: dos preços obtidos pelas consultas, são desconsiderados aqueles muito abaixo ou acima da média.
  • Valor final: depois de fazer esse filtro, a entidade calcula a média dos preços consultados por tipo, marca, modelo, ano e tipo de combustível em relação a cada veículo novo ou usado.

Alguns percentuais são inclusos ou removidos do preço final dos automotores, conforme tipo de combustível, região do país, índice de inflação e variações do mercado.

Fazendo a negociação da moto usada ou nova

Assim, quando você for fazer a negociação de uma motocicleta nova ou usada, vale a pena imprimir a pesquisa feita junto a Tabela Fipe motos. Assim, você terá dados a mais para obter a melhor negociação junto ao comprador ou vendedor!