A Tabela Fipe Uol é utilizada por muitas pessoas para analisarem os preços médios dos veículos no Brasil. Mas o que poucas sabem é que o valor disponibilizado no portal pode não ser o mais correto a seguir.

Isso deve-se principalmente ao fato de que ela não possui toda a credibilidade e atualização constante, que é oferecida pelo site oficial da Tabela Fipe por exemplo.

Quer saber mais sobre como a tabela funciona e quais as desvantagens de consultá-la no site da Uol? Confira agora no post estas e mais dúvidas que você possa ter em relação à essa ferramenta.

1. O que é a Tabela Fipe Uol?

A Tabela Fipe Uol nada mais é do que uma cópia da tabela original fornecida pelo site da Fipe. Esta que foi criada em 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas para mostrar o preço médio dos automóveis em concessionárias brasileiras.

Seu principal objetivo era de servir como base para cálculo de impostos, como o IPVA, mas muitos compradores e vendedores passaram a analisar a tabela para fazer negociações de preço.

Atualmente a tabela é referência para os proprietários de automóveis, lojistas, seguradoras e muitas outras instituições.

2. Como consultar a Tabela Fipe?

Consultar a tabela é simples. Assim que o usuário abre a página inicial do site Uol é possível encontrar a aba “Carros”.

Posicionando o mouse em cima dessa aba, abrirão novas opções, dentre elas está a opção “Tabela Fipe” (a quinta).

Ao clicar no link, o usuário será redirecionado para uma nova página onde poderá começar a preencher os dados do automóvel que se deseja pesquisar o preço.

É possível ter acesso ao preço de carros, motos e caminhões, assim como na tabela Fipe original.

Completando o preenchimento de dados você terá acesso ao preço do veículo, junto com o mês em que este valor estava em vigor.

 

3. Quais as desvantagens da Tabela Fipe Uol?

A Tabela Fipe Uol oferece uma série de desvantagens aos usuários durante o momento da consulta, sobretudo quando comparado com a ferramenta disponibilizada pela instituição oficial.

A primeira desvantagem da Tabela do site Uol é que esta encontra-se desatualizada em relação aos preços praticados no mercado. Alguns preços não foram atualizados a mais de dois meses e isto prejudica a credibilidade da consulta.

Vale a pena destacar, que a Tabela da Instituição FIPE atualiza os valores mensalmente. Por essa razão, os riscos de consultar apenas o site da Uol fazem com que o usuário seja prejudicado durante o momento da venda ou compra do seu automóvel.

Isso também significa que a Tabela da Uol não será usada seguradoras, bancos, vendedores e, principalmente, o governo, o que faz com que seu uso por parte do proprietário do veículo não seja eficiente.

O site também não possui a opção de pesquisa com o código Fipe, então é necessário saber exatamente a marca, o modelo e o ano do carro que se deseja pesquisar.

Não só isso, como também faz com que as pesquisas demorem mais, já que a pesquisa pelo código FIPE é mais simplificada e não precisa que o usuário procure o nome de uma marca ou modelo específico em meio de tantos outros.

Algumas pessoas ainda se incomodam com o design, que não é eficiente para consulta, tornando-a menos prática. É comum que ocorram problemas de lentidão e travamentos durante a realização da pesquisa no site da Uol.

Sendo assim, é muito mais vantajoso analisar a tabela Fipe no site da própria instituição, que além de ter valores atualizados ainda conta com um vídeo institucional que explica perfeitamente como a tabela é criada e como ela funciona.

 

Como vimos ao longo do post, a Tabela Fipe Uol pode não ser tão eficiente quanto a tabela no site da própria fipe, devido aos problemas de desatualização e pesquisas mais complicadas.

Porém ela ainda pode ser útil, pois serve para análises de desvalorização no preço do automóvel, já que seus preços são referentes a meses anteriores. Para saber se é melhor ou não utilizar a Tabela Fipe Uol basta determinar os objetivos da consulta.