Você que é ou pretende se tornar proprietário de um veículo já deve ter ouvido falar da famosa tabela Fipe de veículos, não é mesmo?

Fipe é uma tabela contendo a média de valores do mercado de automóveis e é adotada por seguradoras para indenizar seus clientes. Entretanto, essa média leva em conta os preços praticados pelo mercado, sem considerar todas as especificações e acessórios do carro.

Já a tabela Molicar aborda todos os detalhes de um veículo na hora de precificá-lo, considerando, até mesmo, a localidade do automóvel e, assim, demonstrando um valor mais próximo da realidade.

Para conhecer mais sobre a tabela Fipe e a tabela Molicar e suas diferenças, acompanhe este artigo!

O que é tabela Fipe?

Criada em 1973, a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é a primeira e mais conhecida forma de avaliar o carro na hora de comprar e vender.

Apesar de ser a mais utilizada pelas seguradoras, a Fipe apenas avalia os preços oferecidos pelo mercado de automóveis, fazendo a média entre os mais baixos e mais altos valores, de acordo com o ano e modelo. Isso não leva em conta suas características.

Sabendo disso, se a tabela indica que um veículo X tem um valor médio de R$ 40.000,00, significa que o estado de conservação e os equipamentos não foram usados para fatores de correção. Logo, você mesmo poderá aplicá-lo de forma que o valor final não esteja nem alto nem muito abaixo da média mencionada.

O que é tabela Molicar?

A Molicar é uma tabela de preços sem vínculo com nenhuma organização relacionada a veículos, existente desde 1994.

Ainda que seja pouco utilizada, a tabela Molicar possui maior precisão de informações, obtidas em centros econômicos e empresas com credibilidade.

O levantamento dos dados é baseado nos últimos 35 anos e processados de forma mais técnica, tornando a tabela bem mais imparcial.

Tabela Fipe X tabela Molicar

Já vimos que a Molicar é mais precisa na obtenção de dados que a tabela Fipe, mas quais seriam suas diferenças, uma vez que ambas revelam os valores médios para compra e venda de carros?

A resposta está nas informações que cada uma precisa para chegar ao valor médio.

Enquanto na tabela Fipe a média é feita com base no ano e modelo do veículo, na tabela Molicar é especificado muitas características, como itens de fábrica, configurações e a presença do freio ABS, que promove maior segurança, por exemplo.

Portanto, a Molicar é mais específica, abrange vários detalhes do carro com o objetivo de precificá-lo de forma imparcial. Afinal, dois veículos do mesmo ano e modelo podem ter diversos acessórios de fábrica ou equipamentos diferentes que interferem no valor final.

Mas é bom lembrar que a Fipe, ainda que se utilize de um método mais genérico, também é uma maneira justa de avaliação do seu automóvel.

Seja a tabela Fipe ou a tabela Molicar, você pode usar ambas para cotação de preços e ver qual é melhor na hora de comprar e vender seu veículo.