Tabela Fipe é termo conhecido de todo proprietário de veículo. Não há um só dono de carro que não tenha ouvido falar dela. Desta forma, vê-se que é grande instrumento de avaliação veicular nos momentos de compra ou venda de carros.
Consequentemente, para que você identifique a real importância da Tabela Fipe, vamos conhecer um pouco mais desse dispositivo de avaliação – a gente acha isso importante antes de saber como consultá-la.
Apesar de bastante conhecida, muita gente acha que o termo Fipe tem relação somente com veículos. Em verdade, Fipe é nome de um órgão, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Trata-se de organização sem fins lucrativos, de direito privado, que oferece apoio de procedimentos ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP, dentre outras funções.
Neste caso, organizar e atualizar a Tabela é apenas uma das funções Fipe. Se você quiser saber mais sobre revenda de carros, leia nosso conteúdo.
Então, vamos imaginar como seria …
… o mercado de veículos sem a Tabela Fipe
Vejamos o seguinte diálogo:
– Oi… eu soube que você tá vendendo seu carro.
– Tô, sim. Tá interessado?
– Claro. Vi você passando com ele ontem aqui. É um bom carro.
– É um excelente carro. Só tô vendendo porque quero comprar outro.
– Quanto tá pedindo nessa máquina?
– Uma pechincha: 15 mil contos.
– Tudo isso???!!! Dou 8 mil e a gente faz negócio agorinha.
Talvez a conversa acima não venha a resultar em situação agradável. Em especial se os negociadores forem vizinhos. O vendedor conhece seu carro como ninguém tanto quanto o comprador conhece seu bolso.
E o meio da conversa seria um falando dos acessórios do veículo, da potência do motor, a lindeza da lataria. O outro vai falar sobre um carro do tio do amigo do outro vizinho que “tá passando por 8 mil”.
Portanto, na prática, a Tabela Fipe serve para que você negocie um veículo pelo valor justo. E isso tanto na compra como na venda, claro. Ah… e serve também para que você se livre de eventuais compradores semelhantes.
Agora, a gente pode ver …
… Como consultar a Tabela Fipe
Webdesigners chamam a facilidade para vasculhar um endereço de site de amigabilidade. A do site da Fipe é bem agradável. Portanto, você não terá problemas mesmo se visitar pela primeira vez.
Antes de consultar, tenha em mãos bastantes características do veículo que pretende negociar. Quanto mais, melhor. E saiba que a tabela leva em consideração uma série de fatores para chegar ao valor sugerido. Tais fatores estão ligados diretamente ao veículo (ano, marca, modelo, cor, depreciação etc.) e outros indiretos, ligados mais às questões socioeconômicas no momento.
E a tabela é atualizada mensalmente.
Depois de acessar o site da Tabela Fipe, clique em:
- Índices e Indicadores
Desça a tela um pouquinho até encontrar a opção
- Preço Médio de Veículo – TABELA FIPE
O sistema vai abrir nova tela. Nela, você tem três opções iniciais:
- Consulta a Carros e Utilitários Pequenos
- Consulta de Caminhões e Micro-ônibus
- Consulta de Motos
Depois disso, desça um pouco mais a tela a fim de acessar os campos informativos sobre o veículo. Informe marca, modelo e ano de fabricação. Logo depois disso, o sistema vai mostrar diversas informações, incluindo o preço praticado no mercado de veículos.
Pronto! Você já dispõe de dado oficial para negociar o carro de seus sonhos ou trocar o seu usado.
Mais uma coisa sobre a Tabela Fipe
Ah… uma informaçãozinha final: você já ouviu propaganda de operadoras de seguro dizer que paga 100% da Tabela Fipe? Isso significa que esse excelente instrumento de valorização de carro é também usado no momento de você receber seguro após algum sinistro total.
Legal, não é?
Então, agora você já dispõe de informações suficientes para vasculhar a Tabela Fipe e tornar-se excelente negociador de veículos. Se tiver mais dúvidas a respeito, envie-a pra gente por e-mail ou deixe em Comentários. A gente vai responder rapidinho.
Boas vendas! Boas compras!