Tabela Fipe é termo conhecido de todo proprietário de veículo. Não há um só dono de carro que não tenha ouvido falar dela. Desta forma, vê-se que é grande instrumento de avaliação veicular nos momentos de compra ou venda de carros.

Consequentemente, para que você identifique a real importância da Tabela Fipe, vamos conhecer um pouco mais desse dispositivo de avaliação – a gente acha isso importante antes de saber como consultá-la.

Apesar de bastante conhecida, muita gente acha que o termo Fipe tem relação somente com veículos. Em verdade, Fipe é nome de um órgão, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Trata-se de organização sem fins lucrativos, de direito privado, que oferece apoio de procedimentos ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP, dentre outras funções.

Neste caso, organizar e atualizar a Tabela é apenas uma das funções Fipe. Se você quiser saber mais sobre revenda de carros, leia nosso conteúdo.

Então, vamos imaginar como seria …

… o mercado de veículos sem a Tabela Fipe

Vejamos o seguinte diálogo:

– Oi… eu soube que você tá vendendo seu carro.

– Tô, sim. Tá interessado?

– Claro. Vi você passando com ele ontem aqui. É um bom carro.

– É um excelente carro. Só tô vendendo porque quero comprar outro.

– Quanto tá pedindo nessa máquina?

– Uma pechincha: 15 mil contos.

– Tudo isso???!!! Dou 8 mil e a gente faz negócio agorinha.

Talvez a conversa acima não venha a resultar em situação agradável. Em especial se os negociadores forem vizinhos. O vendedor conhece seu carro como ninguém tanto quanto o comprador conhece seu bolso.

E o meio da conversa seria um falando dos acessórios do veículo, da potência do motor, a lindeza da lataria. O outro vai falar sobre um carro do tio do amigo do outro vizinho que “tá passando por 8 mil”.

Portanto, na prática, a Tabela Fipe serve para que você negocie um veículo pelo valor justo. E isso tanto na compra como na venda, claro. Ah… e serve também para que você se livre de eventuais compradores semelhantes.

Agora, a gente pode ver …

… Como consultar a Tabela Fipe

Webdesigners chamam a facilidade para vasculhar um endereço de site de amigabilidade. A do site da Fipe é bem agradável. Portanto, você não terá problemas mesmo se visitar pela primeira vez.

Antes de consultar, tenha em mãos bastantes características do veículo que pretende negociar. Quanto mais, melhor. E saiba que a tabela leva em consideração uma série de fatores para chegar ao valor sugerido. Tais fatores estão ligados diretamente ao veículo (ano, marca, modelo, cor, depreciação etc.) e outros indiretos, ligados mais às questões socioeconômicas no momento.

E a tabela é atualizada mensalmente.

Depois de acessar o site da Tabela Fipe, clique em:

  • Índices e Indicadores

Desça a tela um pouquinho até encontrar a opção

  • Preço Médio de Veículo – TABELA FIPE

O sistema vai abrir nova tela. Nela, você tem três opções iniciais:

  • Consulta a Carros e Utilitários Pequenos
  • Consulta de Caminhões e Micro-ônibus
  • Consulta de Motos

Depois disso, desça um pouco mais a tela a fim de acessar os campos informativos sobre o veículo. Informe marca, modelo e ano de fabricação. Logo depois disso, o sistema vai mostrar diversas informações, incluindo o preço praticado no mercado de veículos.

Pronto! Você já dispõe de dado oficial para negociar o carro de seus sonhos ou trocar o seu usado.

Mais uma coisa sobre a Tabela Fipe

Ah… uma informaçãozinha final: você já ouviu propaganda de operadoras de seguro dizer que paga 100% da Tabela Fipe? Isso significa que esse excelente instrumento de valorização de carro é também usado no momento de você receber seguro após algum sinistro total.

Legal, não é?

Então, agora você já dispõe de informações suficientes para vasculhar a Tabela Fipe e tornar-se excelente negociador de veículos. Se tiver mais dúvidas a respeito, envie-a pra gente por e-mail ou deixe em Comentários. A gente vai responder rapidinho.

Boas vendas! Boas compras!