Carros mais valorizados são sempre motivo de pesquisa no mercado de carros usados. Sempre. Apesar dos elos emotivos que esse bem material inspira em todos os proprietários, ele deve ser encarado exatamente assim: como bem material, como propriedade mesmo.

A gente sabe que é difícil, que é quase impossível não criar esse elo. Parece que ele surge natural. Às vezes, é até mesmo inspirado pela família. Afinal, esse amigo é pau pra toda obra. Está presente nos casamentos, nas viagens, na ida ao médico ou à escola dos filhos etc. Ligar-se a ele é processo simples e rápido.

No universo dos carros mais valorizados para revender, há um pensamento que pode preocupar: quando um carro sai da concessionária, já perde valor de mercado. Em alguns casos, isso é real. Mas apenas alguns casos. E ainda bem.

Já tivemos oportunidade para falar aqui sobre depreciação. Depois de conferir esta apresentação, leia sobre a desvalorização de veículos. É muito interessante.

A gente anda por aqui fazendo trabalhos para facilitar a vida dos proprietários de veículos. E dos mais aficionados amantes deles. A lista abaixo responde pra você a pergunta mais importante:

Quais são os carros mais valorizados para revender?

Fomos atrás de atualização de nossas informações para que você tenha dados ainda mais consistentes. Nossa experiência nos diz que há forte relação – e bem clara – entre unidades vendidas—valorização. Isso se dá por força de leis de mercado: quanto mais vendido, mais valor assume.

E isso acontece com diversos produtos, não apenas com veículos.

Nós atualizamos nossos dados a partir de informações de grandes concessionárias e revistas especializadas. Foram tomadas com base nos últimos anos, ou seja, de veículos com menos de três anos de uso. Confira a lista com os 10 carros mais valorizados do mercado:

10º lugar: Volkswagen Gol – desvalorização média de 9%

Veículo bastante procurado. Nossos entrevistados destacam a excelente embreagem e, como sempre, mecânica simples.

9º lugar: Volkswagen Fox – média de 8,7%

Considerado um carro forte, verdadeiro leva-trás. A beleza do interior é comparada à de carros mais luxuosos.

8º. lugar: Jeep Compass – média de 8,5%

Boa parte dos entrevistados diz que se sente em constante lua de mel no interior desse veículo. Conforto e nova central multimídia com tela de 8,4 polegadas são dois dos itens responsáveis por essa sensação.

7º lugar: Toyota Etios – média 8,2%

Ajustes adequados no quadro de instrumentos (tinha leitura difícil e visualização diferente a cada posição dos ocupantes) e no computador de bordo tornaram esse modelo bem mais valorizado.

6º lugar: Fiat Punto – desvalorização média de 8,1%

Apesar de o porta-malas ser pequeno e o câmbio não tão maleável, o design, o conforto, a suspensão e a posição do condutor são itens para boa valorização.

5º lugar: Volkswagen UP! – média de 8,0%

Bom desempenho na transmissão já é conhecida nos carros da montadora. Isso o torna confortável e valorizado.

4º. lugar: Ford Fiesta – média de 7,9%

A força do motor e as linhas arrojadas colocam esse modelo no quarto lugar no quesito desvalorização.

3º lugar: Renault Sandero – média de 7,8%

Acessórios diferenciados – que dão ar de aventura – estão evidenciando esses hatches no mercado nacional e o fazem superar os empecilhos das versões passadas.

2º lugar: Hyundai HB20 – média 7,5%

Dois dos grandes pontos de valorização desse modelo são mecânica agradável e segurança que a montadora transmite no que se refere à garantia.

1º lugar: GM – Chevrolet Onix – média de 7,2%

Quase unanimidade, esse modelo está em primeiro lugar no quesito valorização pelo segundo ano consecutivo.

Bem, a gente deixou aqui sugestões com base em opiniões de diversos de nossos clientes, amigos e mídia especializada. Se sua opinião for diferente, fale pra gente. Deixe nos comentários.

A gente é movido por suas impressões.

Veja mais informações sobre tabela fipe de carros aqui.