Está fazendo uma pesquisa de mercado e deseja saber quanto custa um modelo de moto específica? A tabela FIPE motos é muito útil para fazer consultas sobre os preços, IPVA e seguros de veículos no mercado nacional. Saiba o que é a tabela FIPE e como é determinado o valor das motos.
O que é Tabela FIPE?
A tabela FIPE é uma ferramenta que foi criada em 1973 pela faculdade de administração e contabilidade da FEA-USP, com o intuito de servir como auxilio para avaliar os preços de veículos do mercado nacional, para determinar valores de IPVA, seguro, compra e venda.
Para quem deseja consultar a tabela FIPE sobre motocicletas, ela serve como referência e pode ajudar bastante na hora de negociar o preço final do veículo.
Como mencionado, na tabela FIPE motos é possível obter o preço médio do veículo, IPVA (percentual cobrado sobre o valor da moto de acordo com o estado e modelo) e seguro (pago em caso de acidente ou roubo).
Entenda a seguir como é determinado o valor do veículo pela tabela FIPE motos.
Como é determinado o valor da tabela FIPE motos?
O valor será determinado através de dados levantados em todos os estados do país, por consultas na internet, revistas, lojas e concessionária de veículos. Preços muito abaixo ou muito acima dos valores comparados são descartados e feitos cálculos para obter a média de preço.
Em seguida, é analisado a marca, modelo, tipo de combustível e outros critérios, para obter a média do IPVA, seguro e preço do veículo que serão usados como referência nas negociações.
Lembrando que cerca de 2 a 3% é descontado na média final, que é a diferença entre o valor ofertado e acordo entre cliente e vendedor.
Critérios que devem ser avaliados para negociação final
Como mencionado, a tabela FIPE motos avalia algumas questões para dar a média de preço de um veículo. Porém, existem critérios de acordo com a moto que deseja vender ou comprar, que tem peso na negociação final, já que a tabela FIPE de motos é usada apenas como referência.
O que você deve avaliar além da tabela FIPE motos
• Quilômetros rodados
Se a moto negociada for 0 km o valor não sofre alterações, fica igual ao preço da tabela. Caso a moto seja semi-nova, o valor ainda pode ser benéfico para quem vende e um pouco “salgado” para quem compra. No entanto, se o veículo tiver muitos km rodados o valor ofertado pode ser mais baixo.
• Estado de conservação
Se as peças estiverem danificadas, e a moto tiver muito tempo de uso, como exemplo, motos utilizadas para prestação de serviços, que precisam de mais manutenções ou não estejam com as peças originais, o valor do veiculo será mais baixo.
O estado da pintura e cor, também influencia no preço final.
• Região
O preço das motos em alguns estados pode ser diferente de acordo com a economia local, assim como mostra a tabela de motos FIPE. Portanto, uma moto em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, pode ser mais cara que no estado do Nordeste.
Como acessar a tabela FIPE motos
Acesse o site da tabela FIPE e siga as seguintes etapas.
Etapas para o acesso:
• Ao acessar o site, na página principal na parte inferior, clique na aba “consulta de motos” e aguarde.
• Em seguida preencha os campos que aparecerão com as seguintes informações, na ordem correta:
• Período: Clique na opção e selecione o período em que está fazendo a busca.
• Marca: Selecione a marca da moto que deseja pesquisar.
• Modelo: Selecione o modelo da moto.
• Ano: Indique o ano do veículo para pesquisa de valores.
• Finalizando essa etapa, clique no botão “pesquisar” e aguarde.
Pronto, o resultado da pesquisa aparecerá em sua tela.