A revenda de carros é momento especial no relacionamento entre você e o mercado de veículos. É ainda mais especial se você estiver revendendo pela primeira vez na vida. A experiência pode ser agradável ou desastrosa até mesmo para quem já passou por ela algumas vezes.

Então, estamos aqui tentando aliviar sua tensão com essa experiência. Veja 5 dicas para uma boa revenda de carros que a gente sugere que você siga porque podem ajudar muito. Sendo experiente ou não, é sempre bom conhecer as impressões de quem já passou por isso.

Aliás, se você for experiente no assunto e tiver mais dicas, envie pra nós. A gente vai ficar muito feliz em conhecer a maneira como tratou o tema. E, se não for experiente e tiver dúvidas, deixe-as no comentário. A gente vai ficar feliz também em ajudar.

Aproveite e veja como funciona a questão de depreciação de veículos.

Dois fatores que influenciam na revenda de carros

Bem, na revenda de carros, você precisa ter em mente dois fatos que acabam se interferindo. A negociação pode ser tanto psicológica quanto financeira.

Fator Psicológico: demonstra sua segurança na negociação. Certeza da venda, postura de respeito para com o comprador, simpatia e educação são alguns desses fatores

Fator Financeiro: conhecimento de regras de mercado.  Tabela Fipe, valor de acessórios, documentação em ordem são alguns dos tais fatores financeiros

Agora, vamos então ver nossas 05 dicas.

Dica 01 – Conheça seu carro

É fator tanto psicológico quanto financeiro. É crucial que você conheça seu carro para passar segurança ao comprador e ainda valorizar o veículo de forma adequada. Além de ano, marca, data de fabricação etc., veja alguns itens a que você precisa estar atento:

  • Relação entre consumo de combustível e desempenho
  • Recall pendente ou já feito – melhor que não tenha, claro
  • Barulhinhos inconsequentes, segredinhos na ignição, mecanismo de fechamento de portas etc.
  • Quilometragem já rodada
  • Preço médio de mercado de modelos semelhantes
  • Acessórios instalados que valorizam o veículo

 Dica 02 – Elementos de comparação

É fator financeiro. Antes de colocar seu carro à venda, pesquise sobre desempenho de modelos semelhantes. Isso é importante para o caso de o comprador já tiver sido proprietário de algum deles. Nada é mais agradável ao comprador que notar que vai dar um passo adiante em relação a seu próprio veículo.

Dica 03 – Apresentação do veículo

Fato financeiro. É dica quase óbvia, mas tem muita gente que a esquece. Ou não tem tempo para se preocupar com ela. Porém, é importante que seu carro esteja apresentável, pois isso o valoriza sobremaneira.

  • Leve-o a lava-rápido e proceda à lavagem completa (inclui motor)
  • Higienize e aromatize
  • Retire objetos pessoais (penduricalhos, santinhos, figas, fotografias etc.)
  • Troque as calotas, se for o caso

Dica 04 – Valorização inflada

Brasileiro gosta de pechinchar. E de vantagens. Isso é natural num bom negociador. Como você não conhece o potencial de negociação do comprador, valorize em pelo menos 10% seu veículo.

Mas leve em consideração, claro, todas as dicas anteriores. Assim, você vai apresentar um valor aceitável com fundamento. Não vai ser porque você quer ou porque você gosta do carro.

Para o comprador, isso não tem valor algum.

Dica Bônus – Contato direto

Fato puramente psicológico. Coloque-se no lugar do comprador. Com certeza, você gostaria de ter contato direto com o veículo. Deixe as portas abertas e distancie-se um pouco. Permita que o comprador sinta o cheiro, acaricie, passe as mãos no banco, abra o porta-malas.

Ele vai se sentir proprietário já. Se ele quiser sentir a dirigibilidade, permita – claro, com você no banco ao lado.

Bem, essas são nossas dicas. Há algumas mais que a gente vai publicar oportunamente. Não se esqueça de deixar seus comentários no campo abaixo com suas críticas ou mesmo suas próprias dicas.

Nossos visitantes e nós mesmos agradecemos muito.