Para quem está pensando em comprar ou vender um veículo usado ou seminovo, a tabela fipe uol é a melhor ferramenta de preço para se utilizar e não sair no prejuízo.

Sendo embasada por um portal de confiança, o Uol, esta tabela segue os mesmos parâmetros que a disponibilizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, apenas se encontra em outro portal.

Assim, você não precisa se preocupar ao achar que encontrará disparidade de valores com a tabela fipe uol, ela é segura e oferece valores atualizados.

Se você quer saber como utilizar a tabela fipe uol para consultar preços de veículos usados e seminovos, basta continuar acompanhando este texto.

O que é a tabela fipe uol

A tabela fipe uol é como uma cópia da tabela original disponibilizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Criada em 1973, a tabela fipe original tem como intuito mostrar valores médios de automóveis usados e seminovos no mercado brasileiro.

Também, a ferramenta tem como objetivo servir de base para cálculo do IPVA, e cada vez mais compradores e vendedores passam a consultar esta tabela antes de fazer negociações que incluem veículos automotores.

Hoje, a tabela fipe uol é uma das principais referências para lojistas, proprietários de automóveis, seguradoras e muitas outras instituições que trabalham com a venda de veículos.

Como consultar a tabela fipe uol

Consultar a tabela fipe uol é bastante simples, bastando você acessar o site Uol e ir até a   aba “Carros”.

Lá você deverá selecionar a quinta opção, que é a da “Tabela Fipe”, e ao clicar neste link, você será direcionado para uma nova página e poderá preencher os dados do veículo que se deseja pesquisar o valor médio.

Com a tabela fipe uol   aberta você precisa informar o interesse da sua pesquisa, que se divide em:

  • Vender
  • Comprar
  • Apenas pesquisar

Selecionado o motivo da sua pesquisa, você precisará agir informar a categoria do seu veículo que se divide em:

  • Carro
  • Moto
  • Caminhão

Com o tipo de veículo selecionado, agora é hora de fornecer informações mais específicas sobre o veículo, como:

  • Marca
  • Modelo
  • Ano do modelo

Pronto, basta clicar em pesquisar que a tabela fipe uol   fornecerá o valor médio de venda do veículo pesquisado para você.

O processo de busca ocorre semelhantemente na tabela fipe original, então se você já utilizou está, não terá dificuldades em usar a da Uol.

Desvantagens da tabela fipe uol

Uma das principais desvantagens da tabela fipe uol   é que este site não fornece a opção de pesquisar pelo código Fipe, então é preciso sempre saber a marca, o modelo e o ano do veículo que se deseja pesquisar de forma exata.

A pesquisa pelo código FIPE é mais simples, e não possui a necessidade que se informe o nome ou o modelo específico na lista da tabela fipe uol.

Também, outro fator que algumas pessoas reclamam da tabela fipe uol    é quanto ao design, que seria mais complicado quando comparado ao original.

Mas, mesmo com esses pontos negativos, a tabela fipe uol   ainda é bastante útil na hora de pesquisar valores médios de compra e venda de veículos usados e seminovos no mercado brasileiro.