A tabela FIPE serve para que você saiba o preço médio do veículo que possui ou quer comprar. Ela é a principal referência no mercado de carros usados e seminovos e costuma ser usada como base para contratos e seguros.

Desta forma, lojistas, vendedores e comerciantes usam a tabela para a definição do preço de carros, caminhões, motos e micro-ônibus.

Mas, uma dúvida pode surgir ao consultar uma tabela FIPE. Como saber se os dados disponibilizados são justos?

É interessante que você conheça algumas informações sobre a tabela FIPE. Ela foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

O órgão presta serviços ao governo brasileiro e as empresas privadas e tem a tabela FIPE, com o preço médio de veículos, como um de seus principais produtos.

Mas você sabe como é feito este cálculo?

O valor determinado para o veículo é baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos no mercado nacional.

PARA CONSULTAR A TABELA FIPE, CLIQUE AQUI

Assim, é feito uma análise e são eliminados os preços muito baixos, altos ou com alguma discrepância estatística. Os que sobram são aqueles usados para fazer uma média.

Como pesquisar

A tabela FIPE é a atualizada mensalmente e você pode fazer a pesquisa de acordo com ano, modelo, potência e tipo do motor. Além disso, uma busca mais específica pode ser realizada com a quantidade de portas, tipo de combustível e número de válvulas.

Após a consulta é interessante você observar ainda outros fatores externos, mas que podem alterar para cima ou para baixo o valor do veículo.

Fatores externos

Como por exemplo, o estado de conservação do automóvel, a quilometragem e a sua localização. Pode parecer estranho, mas alguns veículos são mais valorizados em certas regiões do que em outras. As picapes, por exemplo, são mais valorizadas no centro-oeste.

Sabendo disso, entenderá porque é comum encontrar valores diferentes daqueles indicados pela tabela FIPE que você consultou.

Ouro fator que pode ser levado em conta é a decisão final do proprietário. Ele tem o direito de cobrar o valor que achar mais justo. Outro ponto a ser considerado é a presença de intermediadores (como lojistas e sites de venda) que costumam cobrar valores acima da tabela porque ganham comissões.

Como usar

A tabela fipe pode ser consultada no site da instituição ou em sites parceiros. Além disso, você pode acompanhar na página da internet a evolução do preço do automóvel (mês a mês).

Após ler este artigo, você chegará a conclusão que pode confiar na tabela fipe. Mas, lembre-se que o preço pode variar de acordo com os fatores externos já citados.

Ainda há a possibilidade de uma variação devido à lei da oferta e procura. Por exemplo, um modelo muito procurado e com poucas unidades pode apresentar um preço elevado. Assim como um carro com estoque alto terá uma queda no valor.

Você pode levar em consideração todos estes dados, mas não deve dispensar a consulta da tabela.

TAMBÉM PODE TE INTERESSAR:

Tabela Fipe: 5 Casos para utilizar a Tabela Fipe