Consultar a Tabela Fipe na hora de uma negociação de carros usados pode facilitar e muito na hora de fechar a compra ou venda. Isso porque, a negociação de carros usados, assim como qualquer outra operação de compra e venda, pode ser um processo arrastado e cansativo.

Quem nunca presenciou ou sabe de histórias de vendas de carro, onde o atual dono, e vendedor, quer elevar o preço do seu bem e o valoriza exageradamente. Ou que o postulante a futuro dono, e comprador, procura razões e motivos para depreciar o bem e pagar um valor bem menor do que o justo.

Em ambos os casos, o preço do bem seria desfigurado e uma das duas partes levaria prejuízo.

Para diminuir tais alterações drásticas de preço, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) criou a tabela FIPE, que, segundo a descrição da própria fundação, representa o preço médio dos veículos (carros, caminhões e motos) no mercado nacional. Esse preço é atualizado todos os meses com base em pesquisas.

Através dos preços encontrados na tabela são calculados também valores de taxas e seguros.

Mas será que todos utilizam a tabela FIPE da maneira certa na hora de comprar ou vender o seu veículo?

Dicas para usar tabela fipe

Apesar de ter sido criada para facilitar as negociações de carros, motos ou caminhões usados, é necessário entender o funcionamento e utilizar a tabela FIPE de forma correta.        Algumas dicas são importantes para que isso aconteça, tanto nas operações de compra quanto nas de venda:

  • Mudanças de valor: por representar os valores médios, o preço de um carro pode oscilar de acordo com o estado em que esteja. Em algumas regiões o valor pode oscilar em até 15% do valor médio da tabela.
  • Modelos encontrados: a tabela FIPE retorna o valor médio de todos as categorias de veículos, com exceção a alguns modelos antigos. Serão encontradas informações dos modelos de carros produzidos a partir de 1985, caminhões a partir de 1981 e motos a partir de 1990.
  • Conservação do veículo: o objetivo da tabela é ser um parâmetro para as negociações. É importante, porém, analisar o estado de conservação do veículo. Automóveis muito conservados podem valer mais do que o valor encontrado na tabela, já os modelos descuidados devem ser negociados por valores menores que os encontrados na pesquisa.

Veja Também:
O que é Tabela Fipe e Tabela Molicar?

Além de consultar a tabela FIPE, é importante antes de qualquer negociação, avaliar bem o veículo. Verificar condição dos pneus, qualidade do motor, conservação do interior e da lataria são essenciais para quem deseja comprar. Já para quem deseja vender, é aconselhável cuidar da limpeza e higienização do veículo fazendo com que o valor encontrado seja satisfatório.